maquiagem-cosmeceutica
A maquiagem cosmecêutica conta com os componentes de um produto de tratamento de 
pele junto aos pigmentos e textura de uma maquiagem
Foto: Danilo Borges
Já pensou na ideia de se embelezar fazendo aquele make caprichado e, ao mesmo tempo, estar tratando sua pele? Essa é a proposta da maquiagem cosmecêutica, novo termo da indústria de cosméticos que contém em sua composição ingredientes bioativos epropriedades funcionais, cujo sua eficácia foi testada e aprovada com vários estudos.
Segundo a maquiadora Raphaella Bahia, da Clínica Longevitá (RJ), além de esconder as imperfeições da face embelezar, a maquiagem cosmecêutica tem como proposta cuidar da pele. Alguns desses produtos prometem amenizar a oleosidade, hidratarproteger e até mesmo contam com efeito antienvelhecimento. “É a união dos cosméticos com os farmacêuticos”, complementa o maquiador Rodrigo Salles do Galeria Cabelereiros (SP).

Priscila cita algumas outras marcas como a Revlon, por exemplo, que lançou uma base com retinol para aprevenção contra rugas e linhas de expressão. O mesmo caminho seguem famosas marcas como a Dior L’Oréal, que têm forte presença no mercado de maquiagem cosmecêutica.Nas perfumarias é possível encontrar grande variedade demaquiagens cosmecêuticas, como corretivos para os olhos,bases e pós com filtro solar de marcas como Neutrogena,NaturaO BoticárioKryolan Clinique. Em relação a possíveis reações do produto, não há com o que se preocupar: “As grandes marcas de produtos de maquiagem investem pesado em testes para não sair nada errado. Devem procurar dermatologistas aqueles que apresentammanchas na pele, tem predisposição a alergias e outrosproblemas dermatológicos que podem vir a se manifestar com o uso desses produtos”, esclarece Priscila Santana, maquiadora do Jacques Janine (SP).
Os cosmecêuticos embelezam e tratam a pele a longo prazo, mas não devem ser confundidos com produtos feitos para curar problemas mais difíceis de serem resolvidos: “A maquiagem cosmecêutica ajuda, mas nada como os cosméticos que são produzidos com apenas o fim de tratar imperfeições da pele”, conclui a maquiadora Raphaella. Portanto, atenção: se você apresentar acne ou problemas mais graves na pele, o ideal é investir em um tratamento específico sob o acompanhamento de um médico.